quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atividade 2.5

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Projeto: Bandeira Nacional

Alunos atendidos: 2ª Série do Ensino Médio

Professores Empenhados: 04

Disciplinas: Artes, Hitória, Geografia e Sociologia

Duração: 01 Semana

Conteúdo: Conhecer a história da Bandeira do Brasil.

Objetivos:

  • pesquisar sobre o que é civismo;

  • Desenvolver a leitura e a criatividade;

  • Incentivar o sentimento cívico;

  • Identificar os simbolos nacinais.


Desenvolvimento:

  • Leitura de detextos;

  • Observações;

  • Exercícios diversos relacinados ao tema;

  • Cruzadinhas;

  • Pesquisas na internet;

  • Desenhos e colagens;

  • Produções detextos;

  • Confecções de murais;

  • Música: O hino à Bandeira;

  • Caça palavras.

Culminância:

Auditório e exposiçaõ de trabalhos artísticos com aBandeira do Brasil.


Leitura Informativa

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, comemora-se o dia da Bandeira. A Bandeira Nacional é um dos simbolos da República Federativa do Brasil.

A Bandeira deve ficar hasteada em um mastro só enquanto ouver luz do dia.

Quando hasteada à noite, deve ficar bem iluminada.

Quando hasteada com outras bandeiras, a bandeira brasileira deve ficar sempre ao centro.

Bandeira do Brasil




Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasilhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
Bandeira do Brasil

Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.

Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.

Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.

A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.

Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.

28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.

11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Atividades:

  1. Quando devemos hastear a Bandeira?

  2. Que lugar a Bandeira do Brasil deve ficar quando for hasteada com outras bandeiras?

  3. À noite, como ela deve ficar?

  4. Pesquisar sobre simbolos nacionais.

  5. Fazer um estudo mais aprofundado sobre o hino à Bandeira.


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