Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Projeto: Bandeira Nacional
Alunos atendidos: 2ª Série do Ensino Médio
Professores Empenhados: 04
Disciplinas: Artes, Hitória, Geografia e Sociologia
Duração: 01 Semana
Conteúdo: Conhecer a história da Bandeira do Brasil.
Objetivos:
pesquisar sobre o que é civismo;
Desenvolver a leitura e a criatividade;
Incentivar o sentimento cívico;
Identificar os simbolos nacinais.
Desenvolvimento:
Leitura de detextos;
Observações;
Exercícios diversos relacinados ao tema;
Cruzadinhas;
Pesquisas na internet;
Desenhos e colagens;
Produções detextos;
Confecções de murais;
Música: O hino à Bandeira;
Caça palavras.
Culminância:
Auditório e exposiçaõ de trabalhos artísticos com aBandeira do Brasil.
Leitura Informativa
Dia da Bandeira
No dia 19 de novembro, comemora-se o dia da Bandeira. A Bandeira Nacional é um dos simbolos da República Federativa do Brasil.
A Bandeira deve ficar hasteada em um mastro só enquanto ouver luz do dia.
Quando hasteada à noite, deve ficar bem iluminada.
Quando hasteada com outras bandeiras, a bandeira brasileira deve ficar sempre ao centro.
Bandeira do Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
Bandeira do Brasil
Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.
Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.
Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.
A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.
Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.
28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.
11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Atividades:
Quando devemos hastear a Bandeira?
Que lugar a Bandeira do Brasil deve ficar quando for hasteada com outras bandeiras?
À noite, como ela deve ficar?
Pesquisar sobre simbolos nacionais.
Fazer um estudo mais aprofundado sobre o hino à Bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário